segunda-feira, 20 de junho de 2011

Família, escola e identidade

 

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A escola torna-se um universo social diferente da família, favorecendo a novas interações ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Espaço escolar apresenta-se como ambiente farto em interações que acolhe as particularidades de cada indivíduo e que promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de unidade coletiva.
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, RCNEI´s, p.14, Vol. 2) ”a identidade e um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal”.
As Ciências Sociais foram contempladas através do Projeto Identidade. As atividades proporcionadas possibilitaram aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobertas de características físicas e comuns. A função social do nome e a diferença entre apelido e o nome visaram demonstrar que cada um possui uma identidade que permite a criança fazer parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade.
A construção do mural de fotos foi uma atividade de fundamental importância, pois as crianças se empolgaram com suas imagens nas fotos, com todos os colegas juntos sentindo-se parte integrante de um grupo. A moldura do mural foi confeccionada pelos próprios alunos sendo que suas digitais coloridas estabeleceram seu formato.
Acreditamos que o projeto Identidade foi de grande relevância, já que proporcionou as crianças aprendizagens significativas e funcionais. Ficou fácil entender porque as crianças na educação infantil constroem conceitos principalmente através da observação,
da experimentação,
do fazer em si.

Profas. Cristiane, Izailma e Jaqueline

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