segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um mundo (novo) e as pequenas coisas

DSC02045

O primeiro contato é sempre uma oportunidade ímpar.  Um novo mundo de possibilidades  se anuncia. Na escola não é diferente. O espaço escolar e as relações interpessoais foram fundamentais na construção e desenvolvimento infantil nesse primeiro trimestre.  As crianças puderam construir novas amizades, aprenderam com as professoras, os colegas e também nos ensinaram muitas coisas. Como é natural, logo no inicio, algumas estranharam o novo ambiente e até choraram. Buscamos então, acolhê-las com carinho, dando-lhes atividades desafiadoras e mostrando que a escola também pode ser um ambiente agradável e seguro, pois em todas as áreas do conhecimento foram desenvolvidas atividades lúdicas. As atividades com o nome próprio fizeram parte da rotina, assim como a lista de meninas e meninos. A análise e síntese das palavras foram construídas diariamente (letra inicial, letra final, ordem da letra e quantidade). A “rodinha” foi um momento super legal, pois as crianças cantaram, ouviram histórias, dramatizaram, fizeram relatos de experiências pessoais. Na aprendizagem, o corpo foi um recurso bastante utilizado. As crianças foram convidadas a participar de brincadeiras, percursos motores, superação de obstáculos, atividades essas que  contribuíram para que as crianças desenvolvessem equilíbrio, lateralidade, destreza motora e muitas outras habilidades na linguagem matemática. As aprendizagens ocorreram em várias situações do cotidiano: jogos, calendário, canções, parlendas, contagem e registro de materiais concretos. Observamos que a escrita do giz nas áreas externas da sala de aula foi uma atividade bastante funcional, pois as crianças ficaram livres para manifestações representativas (escrita e desenho), além de ter um espaço amplo para desenvolver sua arte.

baseados nos relatórios do 1º trimestre

por Luciane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário