sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leitura em Educação Infantil? Sim, obrigado!

GALLART, Isabel Solé. Leitura em Educação Infantil? Sim, obrigado! Revista Pátio, nº 7, nov.1998/jan. 1999.

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O texto aborda as relações entre a aprendizagem, o ensino da leitura e a Educação Infantil. Inicia apresentando a concepção (que considera equivocada) de que o ensino deve seguir-se ao desenvolvimento para que ocorra a aprendizagem e que trazida para a leitura coloca o processo como um problema de decodificação. A leitura é mais do que decodificação: ler implica em construir um grande número de conhecimentos[1].
A nossa prática demonstra que é muito que se pode fazer na Educação Infantil sem necessidade de recorrer ao código. Aproximar as crianças da leitura não é apenas aproximá-las da decodificação, mas sim de experiências divertidas e gratificantes que já fazem parte de sua vida, oferecendo informação pertinente e adaptada às suas necessidades. As crianças convivem com o texto escrito muito antes de aprender a decodificá-lo, seja através de suportes como rótulos, placas, correspondências, recibos ou como algo presente em suas vidas, que não se pode ignorar.
A intervenção do professor nas competências observadas no aluno, o grau e a forma como o desafia e incentiva, como o anima e corrige, constituem-se o marco no qual a atividade do aluno orienta-se. Para ler as crianças precisam atribuir sentidos e isso depende dos adultos e de suas intervenções. As crianças, como todo individuo em processo de construção do conhecimento, aprendem a ler vendo outras pessoas lerem, tentando ler, experimentando e errando.
Gallart propõe estratégias para que o professor assegure uma interação significativa e funcional da criança com a língua escrita através da leitura, quer no âmbito familiar, quer no âmbito escolar. Leitura por um adulto em voz alta, círculos, contação, dramatização são exemplos dessas atividades.
É preciso tornar natural o ensino e aprendizagem da leitura na Educação Infantil, sem acelerar nem substituir a tarefa de outras etapas em relação a esse conteúdo.

Luciane Costa.


[1] Sole Gallart indica que para ler é necessário saber para que serve, o que pode e não pode ser lido; as condições de um texto para que possa ser lido; as relações entre o escrito e o ilustrado; as diferentes formas de ler e de ter aceso a um texto; os elementos que compõem o texto e sua utilidade, e; o uso social da escrita e da leitura.

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