segunda-feira, 22 de março de 2010

Problemas em matemática?

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Um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição. Por isso, acreditamos que a resolução de problemas deva estar presente no ensino da matemática, em todas as séries escolares, não só pela sua importância como forma de desenvolver várias habilidades, mas especialmente por possibilitar ao aluno a alegria de vencer obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando, assim, o que significa fazer matemática.

Para uma criança, assim como para um adulto, um problema é toda situação que ela enfrenta e não encontra solução imediata que lhe permita ligar os dados de partida ao objetivo a atingir. A noção de problema comporta a idéia de novidade, de algo nunca feito, de algo ainda não compreendido.

Dessa forma, a primeira característica da abordagem de resolução de problemas que propomos é considerar como problema toda situação que permita algum questionamento ou investigação.

Essas situações- problema podem ser atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não- convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio, ou seja, desencadeiem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento.

 

Resolvendo problemas e registrando soluções

Nossa primeira preocupação é que, ao resolver problemas, os alunos sejam capazes de imaginar, construir e buscar diferentes resoluções por diversos caminhos. No entanto, acreditamos que é importante que eles percebam, a necessidade de registrar suas soluções para comunicar idéias, garantir autorias e pensar sobre o caminho utilizado na resolução. Sendo assim, explicitaremos os tipos de registros que podem ser utilizados na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental em atividades que envolvem a resolução de problemas.

Ao desenvolver processos de registro com os alunos, é importante destacar que uma das tarefas básicas da escola é formar, em todas as áreas do currículo, crianças que sejam capazes de ler e escrever com autonomia.

Assim, como já dissemos; ouvir, falar, ler e escrever são competências básicas para que os alunos aprendam conceitos em qualquer tempo e servem tanto para levá-los a interagir uns com os outros quanto para que desenvolvam uma melhor compreensão das noções envolvidas em uma dada atividade, pois qualquer meio que sirva para registrar ou transmitir informação incentiva a capacidade de compreensão e análise sobre o que se está realizando. É nesse contexto de valorização da comunicação nas aulas de matemática que propomos as diversas possibilidades de registro em situações- problema.

 

TIPOS DE REGISTRO:

  • Oral, por meio de desenhos, por meio de um texto (escrito) e por meio de registros aritméticos, ou seja, linguagem matemática.

Cabe ao professor, utilizar essas modalidades de registros, observando o nível de complexidade para cada grupo de alunos.

FONTE: Smole, Kátia Stocco. A matemática na educação Infantil

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