É imprescindível o trabalho com a diversidade das tipologias textuais em sala de aula. Sendo assim, apresentaremos a seguir: função, modelos, conteúdo, formato, gramática e procedimentos de leitura para cada tipo de modalidade textual. Com certeza este material será muito útil para o ALFABETIZADOR que estiver interessado em trabalhar a leitura e a escrita em contextos significativos.
1 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS ENUMERATIVOS
- Função
Localizar informações concretas.
Lembrar dados.
Etiquetar, classificar, etc.
Comunicar resultados.
Anunciar acontecimentos.
Ordenar, arquivar,etc. informações.
- Modelos
Listas (de compra, de brinquedos, etc.).
Etiquetas.
Horários ( cinema, TV, transporte, atividades escolares, etc.)
Guias ( telefônicos, urbanos, etc.) e agendas pessoais.
Formulários, impressos oficiais,etc.
Cartazes, pasquins, folhetos, etc.
Índices (livros, revistas, atlas, etc.)
Catálogos ( comerciais, de exposições, etc.)
Menus (escolares, de restaurantes, etc.).
- Formato
Disposição vertical, ou em quadros, ou tabelas (dupla entrada ou mais).
Uso de travessões, asteriscos.
Escrita em colunas.
Podem ser textos específicos ou estar incorporados em textos mais amplos ( o índice de um livro, por exemplo, ou um quadro de ilustração).
2 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS INFORMATIVOS
- Função
Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.
Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.
- Modelos
Jornais e revistas
Livros de divulgação, folhetos.
Notícias.
Artigos e reportagens.
Anúncios e propagandas.
Avisos, anúncios públicos.
Correspondência pessoal ou comercial.
Convites.
Entrevistas.
- Formato
Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
3 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS LITERÁRIOS
- Função
Induzir no leitor sentimentos e emoções especiais.
Entretenimento e diversão
Comunicar fantasias ou fatos extraordinários.
Lembrança de acontecimentos e emoções vividas pelo grupo ou pela própria pessoa.
Transmitir valores culturais, sociais e morais.
- Modelos
Contos, narrações, lendas, etc.
Poesia, refrães, canções, adivinhações, etc.
Teatro, fantoches, etc.
Histórias em quadrinhos e gibis.
- Formato
Composição de texto e imagem em forma de livro, com capa, etc.
Valor da pontuação, para diferenciar a narração do diálogo, por exemplo.
Poesia: organização em versos, estrofes. Caligramas ( disposição do texto poético, no papel, de maneira a formar um desenho que corresponde ao sentido do poema.)
Possível utilização com outros recursos expressivos: teatro, música, dança, audiovisuais, etc.
4 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS EXPOSITIVOS
- Função
Compreender ou transmitir novos conhecimentos.
Estudo em profundidade.
- Modelos
Livros-texto, escolares.
Livros de divulgação, consulta.
Artigos temáticos, relatórios, etc.
Biografias.
Preparação de exposições orais e conferências.
Resenhas.
- Formato
Presença de títulos, subtítulos, gráficos, esquemas e caracteres tipográficos ( sublinhado, negrito, itálico, etc.) de importância para a compreensão do texto.
5 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS
- Função
Regular com precisão o comportamento humano para a realização de algum objetivo.
- Modelos
Instruções escolares.
Receitas culinárias.
Regulamentos, códigos, normas: de jogo, de comportamento, etc.
Instruções de manejo de materiais, aparelhos, etc.
Instruções para a realização de trabalhos manuais, etc.
- Formato
Texto em prosa diferenciado graficamente do restante do texto (por exemplo, da enumeração de materiais necessários).
Uso de formas de ordenação e esquematização: numeração dos passos a serem seguidos, roteiros, etc.
RFERÊNCIA
Curto, Lluís Maruny. Escrever e Ler: materiais e recursos para a sala de aula.; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
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