segunda-feira, 22 de março de 2010

Trabalho com as diferentes tipologias textuais

É imprescindível o trabalho com a diversidade das tipologias textuais em sala de aula. Sendo assim, apresentaremos a seguir: função, modelos, conteúdo, formato, gramática e procedimentos de leitura para cada tipo de modalidade textual. Com certeza este material será muito útil para o ALFABETIZADOR que estiver interessado em trabalhar a leitura e a escrita em contextos significativos.

 

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1 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS ENUMERATIVOS

  • Função

Localizar informações concretas.

Lembrar dados.

Etiquetar, classificar, etc.

Comunicar resultados.

Anunciar acontecimentos.

Ordenar, arquivar,etc. informações.

  • Modelos

Listas (de compra, de brinquedos, etc.).

Etiquetas.

Horários ( cinema, TV, transporte, atividades escolares, etc.)

Guias ( telefônicos, urbanos, etc.) e agendas pessoais.

Formulários, impressos oficiais,etc.

Cartazes, pasquins, folhetos, etc.

Índices (livros, revistas, atlas, etc.)

Catálogos ( comerciais, de exposições, etc.)

Menus (escolares, de restaurantes, etc.).

  • Formato

Disposição vertical, ou em quadros, ou tabelas (dupla entrada ou mais).

Uso de travessões, asteriscos.

Escrita em colunas.

Podem ser textos específicos ou estar incorporados em textos mais amplos ( o índice de um livro, por exemplo, ou um quadro de ilustração).

 

2 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS INFORMATIVOS

  • Função

Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.

Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.

  • Modelos

Jornais e revistas

Livros de divulgação, folhetos.

Notícias.

Artigos e reportagens.

Anúncios e propagandas.

Avisos, anúncios públicos.

Correspondência pessoal ou comercial.

Convites.

Entrevistas.

  • Formato

Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.

 

3 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS LITERÁRIOS

  • Função

Induzir no leitor sentimentos e emoções especiais.

Entretenimento e diversão

Comunicar fantasias ou fatos extraordinários.

Lembrança de acontecimentos e emoções vividas pelo grupo ou pela própria pessoa.

Transmitir valores culturais, sociais e morais.

  • Modelos

Contos, narrações, lendas, etc.

Poesia, refrães, canções, adivinhações, etc.

Teatro, fantoches, etc.

Histórias em quadrinhos e gibis.

  • Formato

Composição de texto e imagem em forma de livro, com capa, etc.

Valor da pontuação, para diferenciar a narração do diálogo, por exemplo.

Poesia: organização em versos, estrofes. Caligramas ( disposição do texto poético, no papel, de maneira a formar um desenho que corresponde ao sentido do poema.)

Possível utilização com outros recursos expressivos: teatro, música, dança, audiovisuais, etc.

 

4 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS EXPOSITIVOS

  • Função

Compreender ou transmitir novos conhecimentos.

Estudo em profundidade.

  • Modelos

Livros-texto, escolares.

Livros de divulgação, consulta.

Artigos temáticos, relatórios, etc.

Biografias.

Preparação de exposições orais e conferências.

Resenhas.

  • Formato

Presença de títulos, subtítulos, gráficos, esquemas e caracteres tipográficos ( sublinhado, negrito, itálico, etc.) de importância para a compreensão do texto.

 

5 CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS

  • Função

Regular com precisão o comportamento humano para a realização de algum objetivo.

  • Modelos

Instruções escolares.

Receitas culinárias.

Regulamentos, códigos, normas: de jogo, de comportamento, etc.

Instruções de manejo de materiais, aparelhos, etc.

Instruções para a realização de trabalhos manuais, etc.

  • Formato

Texto em prosa diferenciado graficamente do restante do texto (por exemplo, da enumeração de materiais necessários).

Uso de formas de ordenação e esquematização: numeração dos passos a serem seguidos, roteiros, etc.

 

RFERÊNCIA

Curto, Lluís Maruny. Escrever e Ler: materiais e recursos para a sala de aula.; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

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